quarta-feira, julho 26, 2006

Dia desses estava na beira rio e fui comprar batata frita para meu filho. Quando vi que o vendedor não tinha espátula ou colher e empurrava as batatas para dentro do copo de plástico com a mão, desisti. Ele me chamou e perguntou o que estava acontecendo. Expliquei que o que ele estava fazendo era uma forma certa de transmitir doenças, já que a mesma mão com a qual ele pegava nas batatas era a mão que pegava o dinheiro. "O senhor não tem dor de consciência de saber que está deixando as pessoas doentes?", perguntei. Ao que ele me respondeu: "Eu tenho consciência sim. Você que não tem religião, seu judeu!".
Infelizmente não sou judeu, mas teria muito orgulho de ser. Alguns dos meus grandes ídolos eram judeus, de Isaac Assimov a Newton, passando por Einstein, Art Spielgman (Maus), Jerry Siegel (Super-homem) e muitos outros. E tenho muitos amigos judeus. Meu filho perguntou se o vendedor era nazista. Não era, mas é surpreendente descobrir que ainda existe preconceito racial em um país como o nosso.
Quanto à falta de higiene, os órgãos públicos poderiam ser um pouco mais rigorosos na vigilância sanitária dos vendedores ambulantes da Beira-rio. Vai até uma dica: a prefeitura e o governo, em convênio com o SEBRAE poderiam ministrar um curso sobre higiene para todo mundo que quisesse trabalhar com comida na Beira-rio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»