sexta-feira, agosto 31, 2007

Música do dia


A música de hoje são, na verdade, duas, mas que falam do mesmo tema e ambas cantadas por Roberto Carlos. A primeira tem letra de Roberto e Erasmo, a segunda tem letra de Isolda. Interessante notar como são semelhantes. Além de falarem sobre um amor que acabou, mas deixou boas lembranças, há toda uma semelhança formal. As duas, por exemplo, começam com a frase “você foi”. Além disso, há outras frases quase idênticas. Nas duas músicas há sempre a contraposição de coisas boas e ruins. Outra vez é uma das prediletas das fãs, mas pessoalmente gosto mais de Você em minha vida. Ela tem momentos de poesia incomparáveis. “Você foi o meu sorriso de chegada e a minha lágrimade adeus” é uma metáfora belíssima. Além disso, a palavra adeus pontuando o texto dá um toque triste à composição. Roberto, na década de 1970, tinha essa capacidade de criar imagens poéticas duradouras.


Você em minha Vida

você foi a melhor coisa que eu tivemas o pior também em minha vida
você foi o amanhecer cheio de luz e de calor
em compensação o anoitecer, a tempestade a dor
você foi o meu sorriso de chegada e a minha lágrima
de adeus
aquele grande amor que nós tivemose todas as loucuras que fizemos
foi o sonho mais bonito que um dia alguém sonhou
e a realidade triste quando tudo se acabou
você foi o meu sorriso de chegada tudo e nada
e adeusvocê me mostrou o amanhecer de um lindo dia
me fez feliz, me fez viver
num mundo cheio de amor e de alegria
e me deixou o anoitecer
e agora todas as coisas do passado
não passam de recordações presentes
de momentos que por muito tempo ainda vão estar
na alegria ou na tristeza toda vez que eu me lembrar
que você foi meu sorriso de chegada e a minha lágrima
de adeus

Outra Vez

Você foi o maior dos meus casos de todos os abraços, o que eu nunca esqueci
Você foi, dos amores que eu tive, o mais complicado e o mais simples prá mim
Você foi o melhor dos meus erros
A mais estranha história que alguém já escreveu
E é por essas e outras que a minha saudade faz lembrar de tudo outra vez
Você foi a mentira sincera, brincadeira mais séria que me aconteceu
Você foi o caso mais antigo, o amor mais amigo que me apareceu
Das lembranças que eu trago na vida você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez
Esqueci de tentar te esquecer, resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenho a vontade sem nada a perder, ah!
Você foi toda a felicidade, você foi a maldade que só me fez bem
Você foi o melhor dos meus planos e o maior dos enganos que eu pude fazer
Das lembranças que eu trago na vida você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez

Sem comentários: