sexta-feira, agosto 22, 2008

Menos é mais: grupos anti-consumismo ganham espaço com a internet


por Andrea Vialli


(Acima, uma das campanhas da canadense Adbusters)


Para eles, menos é mais. Para além do 'consumo verde' , cresce a força de grupos sociais que estão simplesmente reduzindo o ritmo das compras. Na esteira de movimentos ambientalistas, anti-globalização e pró-direitos dos animais, entre outros, os grupos anti-consumismo ganham força a partir do fortalecimento das ONGs e da profusão das redes sociais na internet.
Um exemplo interessante é o grupo canadense Adbusters (literalmente caçadores de anúncios), fundado em 1989. O grupo, que hoje mantém um website e edita uma revista com tiragem de 120 mil exemplares, ficou conhecido por parodiar anúncios publicitários com uma mensagem anti-consumismo. Em 1992, idealizou o Buy Nothing Day (Dia sem Compras), onde as pessoas são convidadas a passar ao menos um dia sem comprar nada - a idéia é promover uma reflexão sobre o peso que o consumo tem no estilo de vida contemporâneo. Leia mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro os Adbusters.
Adoro os Anti-consumistas ( entendendo consumistas como pessoas que colocam o consumo acima da VIDA e das outras pessoas, colocam o consumismo como justificação da existência, ou simplesmete como desculpa para a coisificação de seres humanos).
Mas a sua cruzada é tão quixotescamente fadada ao fracasso que... bom, talvez justamente por isso eu os AME.
Dizer para aos Narcisistas-materialistas que ditam as regras da sociedade de consumo que sejam MENOS narcisistas-materialistas é como falar com as paredes. E o Pior: há risco deles reverterem suas crenças em slogans, logotipos, camisetas e vinhetas para a MTV.
Mesmo assim...Ah ! Deus os abençoe !

Meu nome não é Jonnhy