quinta-feira, setembro 11, 2008

Idéias de Jeca-tatu



Estou escrevendo um artigo para a revista Discutindo Literatura (ed. Escala) intitulado ¨Lobato versus modernistas: a guerra que não existiu¨ e me lembrei de uma pergunta que sempre me fazem: por que este blog se chama Idéias de Jeca Tatu. Trata-se de uma homenagem a Monteiro Lobato, que escreveu um livro com esse nome no qual colocou suas idéias sobre arte e literatura. ¨Jeca Tatu, coitado, tem poucas idéias nos miolos. Mas, filho da terra que é, integrado como vive no meio ambiente, se pensasse, pensaria assim. Justifica-se pois o título¨, escreveu Lobato no prefácio.
Esse foi também o título de um fanzine que editei, no início dos anos 1990. O Idéias foi um dos primeiros fanzines literários do Brasil (hoje existem muitos). Então era mais ou menos óbvio que eu chamasse este blog de Idéias de Jeca Tatu, já que nele, assim como Lobato fez em seu livro, eu coloco minha opinião sobre a arte a literatura e, essencialmente, o mundo.

Sem comentários: