domingo, dezembro 07, 2008

Lobato e o respeito


Estava relendo meu artigo sobre Monteiro Lobato e os modernistas na revista Discutindo Literatura e pensava numa coisa: Lobato era brincalhão, irônico, não perdia uma piada. Mas também tinha muito respeito, inclusive por seus supostos inimigos. Exemplo disso aconteceu quando ele escreveu um texto quase cômico sobre a semana de arte moderna, dizendo que Osvald de Andrade tinha sido o mentor da semana. Mário de Andrade se mordeu por não ter sido creditado e escreveu um texto matando Lobato. O autor do Jeca não fez caso. Em carta ao jornalista Flávio Campos, Lobato diz que Mário, por seu talento, tem direito a tudo, ¨até de meter o pau em você e em mim. Eu tenho levado pancadinhas dele. Certa feita matou-me e enterrou-me. Em vez de revidar, conformei-me, e sem mudar minha opinião sobre ele. Mário é grande. Tem o direito de nos matar à moda dele¨.

Quem dera no meio intelectual todos tivessem esse respeito pelos outros...

Sem comentários: