sábado, maio 09, 2009

Mais uma vez, a currutela no Congós


Mais uma vez a currutela e muvuca se instalaram no bairro do Congós. Sobre o assunto, eu gostaria de deixar bem claro que não tenho absolutamente nada contra atividades esportivas. Acho muito legal que o bairro conte com um lugar para a prática de futebol, vôley. Mas o que eu pergunto é: para praticar futebol, precisa de som alto? Precisa de bebida alcóolica? Na foto, as caixas de som, quatro no total (como se uma não fosse o bastante) e os ambulantes que vendem bebida (à direita, cerveja, à esquerda, pinga).
Quando morava em Belém, eu fazia parte do grupo de tocava o centro comunitário da Cidade Nova, que ficava na frente de uma praça. Nós fazíamos campeonatos de vôley, campeonatos de xadrez, cursos (eu mesmo cheguei a lecionar oficinas de roteiro e de escrita) e uma vez fizemos até um concurso de música (para cantores). Tudo isso sem som alto, sem bebidas alcóolicas, sem muvuca, sem currutela. Aqui no Congós as atividades comunitárias parecem se resumir a som alto e bebidas alcóolicas.
Por que só em Macapá as atividades esportivas precisam ser acompanhadas de som alto, bebidas? Por que só em Macapá as atividades esportivas precisam incomodar os vizinhos? Por que só em Macapá o esporte chama bandidos, que agem nas redondezas?
O que acho mais estranho é que o evento tem patrocinadores. Quem é doido de associar o nome de sua loja, de seu produto à currutela?

Sem comentários: