domingo, março 18, 2018

Liberdade de expressão e responsabilidade

Há alguns anos tive uma discussão com um indivíduo, ainda na época do Orkut. Ele dizia que uma série minha, os Exploradores do Desconhecido, era ruim porque os astronautas não usavam toquinha. Tive que explicar para ele o que era verossimilhança. 
Incapaz de responder a isso, ele simplesmente inventou uma calúnia a meu respeito: disse que eu havia passado em concurso público usando de fraude. E espalhou isso aos quatro ventos. 
Todo mundo tem direito de fazer a acusação que quiser, mas também tem a responsabilidade sobre o que publica. Se faz uma acusação, deve apresentar provas. Se eu tenho provas de que fulano é ladrão, posso dizer que fulano é ladrão. Se ele me processar, eu mostro as provas diante do juiz. Mas se não tenho provas, é calúnia, é crime. Simples assim.
Eu processei. O valentão, que dizia a todos que tinha provas contra mim, ficou fininho diante do juiz e foi condenado e pagar uma indenização. Nunca mais tocou no meu nome.
Isso me convenceu de que as pessoas só passam a ter responsabilidade sobre o que publicam depois que respondem por isso. Quanto mais pessoas forem processadas pelo que publicam, maior será a consciência de que só se deve publicar algo ou mesmo compartilhar algo quando se tem certeza daquilo.
Seja responsável. Verifique antes de compartilhar uma acusação contra quem quer que seja. Melhor que ter que se explicar na frente do juiz.

Sem comentários: